top of page

OSCAR 2026: O Brasil no Topo do Mundo.

  • Foto do escritor: Hermes Vissotto
    Hermes Vissotto
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura

O cinema brasileiro acaba de atingir um patamar que muitos consideravam inalcançável. Com o anúncio oficial dos indicados ao Oscar 2026 realizado nesta quinta-feira, 22 de janeiro, o longa "O Agente Secreto", dirigido pelo genial Kleber Mendonça Filho, consolidou-se como um fenômeno global ao conquistar quatro indicações históricas.


O filme se igualou o recorde de Cidade de Deus (2004) como a produção nacional com maior número de nomeações na história da Academia.


O grande destaque emocional desta edição é, sem dúvida, Wagner Moura. Ao ser indicado como Melhor Ator, ele quebra um tabu de décadas e se torna o primeiro homem brasileiro a disputar a estatueta nesta categoria. Wagner, que já havia encantado o mundo e vencido o Globo de Ouro no início do mês, agora enfrenta gigantes de Hollywood em uma disputa que premia sua entrega visceral em um thriller político ambientado no Recife de 1977. É a consagração definitiva de um dos maiores talentos da nossa geração.


Mas a força brasileira não para por aí. "O Agente Secreto" também garantiu sua vaga na categoria principal de Melhor Filme, um feito raríssimo que coloca nossa cultura em pé de igualdade com as maiores potências mundiais. Além disso, o longa é o grande favorito na categoria de Melhor Filme Internacional, onde o Brasil busca o sonhado bicampeonato após a vitória histórica de Ainda Estou Aqui no ano passado. Fechando o quarteto de indicações, o filme concorre em Melhor Direção de Elenco, uma categoria estreante no Oscar que já nasce celebrando a diversidade e a força da atuação brasileira.


Melhor Ator: O Duelo de Titãs

Wagner Moura tem uma jornada brilhante, mas a concorrência é feroz. O favoritismo está dividido entre Wagner e Timothée Chalamet (Marty Supreme), que vive um momento de ouro em Hollywood. Correndo por fora, temos o veterano Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra) e Michael B. Jordan, que entregou a performance de sua vida em Pecadores. Wagner tem a seu favor o "fator emoção" e a vitória recente no Globo de Ouro, o que costuma ser um termômetro fortíssimo para os votantes da Academia.


Melhor Filme Internacional

Nesta categoria, o Brasil entra como o adversário a ser batido. Nosso principal concorrente é o norueguês "Valor Sentimental", de Joachim Trier, que foi extremamente bem recebido pela crítica europeia. No entanto, a campanha de marketing de O Agente Secreto nos Estados Unidos, liderada pela prestigiada distribuidora Neon, tem sido impecável, tornando a nossa vitória muito provável.


O "Invasor" Brasileiro

Vale um olhar atento para a categoria de Melhor Fotografia. Embora o filme seja americano, o brasileiro Adolpho Veloso está indicado por seu trabalho em Sonhos de Trem. Isso mostra que o talento nacional está infiltrado em todas as camadas da indústria, consolidando 2026 como o "Ano do Brasil" em Hollywood.


A cerimônia de premiação acontece no dia 15 de março, com apresentação de Conan O'Brien. Prepare a pipoca e a bandeira: nunca estivemos tão perto de fazer história novamente.


FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE:

Instagram


Youtube   


Site  


Whatsapp


X/Twitter

Comentários


bottom of page