top of page

OSCAR 2026: O Brasil no Topo do Mundo e o Recorde que Pode Vir Hoje!

  • Foto do escritor: Hermes Vissotto
    Hermes Vissotto
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura
Michael Buckner/2026GG/Penske Media via Getty Images
Michael Buckner/2026GG/Penske Media via Getty Images

Estamos vivendo um novo "momento Central do Brasil". Se você sentiu que o cinema nacional ganhou um fôlego extra recentemente, você está certo. O grande protagonista dessa virada é o filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho.


O Brasil tem chances reais na premiação do Oscar de 2026, pois o filme já superou a primeira barreira ao entrar na Shortlist (a lista dos 15 semifinalistas). Hoje, saberemos se ele está entre os 5 finalistas oficiais.


O que está em jogo para o Brasil hoje:

  • Melhor Filme Internacional: O favoritismo é imenso. Após vencer o Globo de Ouro e o Critics Choice, "O Agente Secreto" é visto como o filme a ser batido.

  • Melhor Ator (Wagner Moura): Wagner não é apenas um "palpite". Ele está sendo aclamado pela crítica internacional como uma das melhores atuações do ano. Se indicado, ele quebra um jejum histórico para atores brasileiros.

  • Melhor Documentário: Petra Costa, com "Apocalipse nos Trópicos", também está na disputa e pode garantir mais uma indicação ao Brasil.

  • Melhor Fotografia: Olho no brasileiro Adolpho Veloso, que pode ser indicado pelo seu trabalho no filme americano "Train Dreams".


Por que isso é importante para você? (O Lado Educativo)

Muitos leitores perguntam: "O Oscar é só uma festa?". Na verdade, uma indicação ao Oscar é o maior selo de qualidade que um produto cultural pode receber. Para o Brasil, isso significa:

  1. Valorização da nossa cultura: Exportamos arte, não apenas commodities.

  2. Investimento: Filmes indicados atraem mais recursos para novas produções no país.

  3. Orgulho Nacional: Ver Wagner Moura disputando contra gigantes como Leonardo DiCaprio coloca o talento brasileiro no lugar que ele merece.


Onde Assistir


O anúncio será feito ao vivo pelos atores Danielle Brooks e Lewis Pullman. Você pode acompanhar pelos canais oficiais da Academia:

  • YouTube e Instagram: @TheAcademy

  • Site oficial: Oscars.org

  • Horário: 10h30 (Brasília).


O Termômetro de Hollywood

A imprensa estrangeira (Variety, Hollywood Reporter) aponta que este pode ser o ano dos recordes. Filmes como "Sinners" e "One Battle After Another" devem liderar em número de indicações, mas o "tempero brasileiro" de Kleber Mendonça Filho é o que está trazendo o frescor que a Academia precisava.


Fique ligado no portal Hermes Vissotto! Assim que a lista sair, trarei a análise detalhada de cada categoria e o que isso significa para o futuro do nosso cinema.



FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE:

Instagram


Youtube   


Site  


Whatsapp


X/Twitter

Comentários


bottom of page