Brasil no BAFTA 2026: Entre o Prestígio e a Ausência de Troféus.
- Hermes Vissotto

- há 2 horas
- 2 min de leitura

A elite do cinema mundial se reuniu neste domingo (22) no Royal Festival Hall, em Londres, para a 79ª edição do BAFTA Games e Film Awards. Considerado o "Oscar britânico" e o principal termômetro para a maior premiação de Hollywood, o BAFTA 2026 celebrou as produções que mais se destacaram no último ano, com uma cerimônia marcada pela elegância e por um domínio inesperado do cinema nórdico.
As Expectativas Brasileiras
O cinema brasileiro chegou a Londres com fôlego renovado e altas expectativas. O grande destaque foi o longa "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura. O filme, que já vinha de uma trajetória vitoriosa após a conquista de Moura como Melhor Ator no Globo de Ouro, disputava duas categorias de peso:
Melhor Filme em Língua Não Inglesa
Melhor Roteiro Original
Além dele, o Brasil estava representado em outras frentes importantes: a cineasta Petra Costa concorria a Melhor Documentário com "Apocalipse nos Trópicos", e o diretor de fotografia Adolpho Veloso disputava o prêmio de Melhor Fotografia por seu trabalho em "Sonhos de Trem".
O Saldo da Noite
Apesar do prestígio e da forte presença no tapete vermelho, o Brasil não conquistou nenhum troféu nesta edição.
As categorias em que o país era favorito foram dominadas pelo filme norueguês Valor Sentimental, que se tornou o grande fenômeno da noite, vencendo Melhor Filme, Melhor Direção (Joachim Trier) e Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Já o prêmio de Roteiro Original, que poderia ter ido para Kleber Mendonça Filho, ficou com o norte-americano Ryan Coogler, por Pecadores.
Repercussão e Presença no Tapete Vermelho
Mesmo sem a estatueta, a repercussão da participação brasileira foi amplamente positiva. A presença de Wagner Moura no tapete vermelho atraiu os flashes da imprensa internacional. Em entrevista durante a entrada, o ator ressaltou a emoção de ver um filme falado em português ocupando espaços tão seletos na indústria global.
Para críticos e especialistas, as indicações triplas (Ficção, Documentário e Fotografia) consolidam 2026 como um dos anos mais produtivos e respeitados para o audiovisual brasileiro no exterior na última década. A ausência de prêmios no BAFTA não diminui o favoritismo de algumas dessas produções para as categorias técnicas do Oscar, que acontece no próximo mês.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE:
Youtube
Site
X/Twitter



Comentários